A giga fábrica de carros elétricos da Tesla no México só deverá iniciar a produção de veículos no primeiro trimestre de 2025, de acordo com uma reportagem da publicação Late Post, com sede na China, que cita pessoas supostamente familiarizadas com o assunto.
O novo cronograma significa que a fábrica mexicana pode iniciar a produção um ou dois trimestres mais tarde do que o inicialmente esperado, como escreve o Teslarati, e o principal motivo é que a montadora aparentemente subestimou a dificuldade de construir uma instalação no México.
De acordo com o Late Post, a Tesla teria compartilhado a meta atualizada de início da produção com os fornecedores na China, que foram informados de que, se não conseguirem construir suas próprias instalações no México para ajudar em todo o processo de fabricação, poderão acabar perdendo seus acordos de exportação para as fábricas americanas da fabricante de veículos elétricos.
Essa é uma medida bastante agressiva da Tesla, se for verdade, mas vale a pena observar que, para parceiros selecionados, a fabricante de carros elétricos adotará um preço de compra 18% a 20% mais alto em comparação com seus pedidos na China, permitindo que pelo menos um fornecedor citado na reportagem construa uma fábrica no México e aumente suas margens brutas em cerca de 3 pontos.
Além disso, a empresa norte-americana pode não oferecer assistência adicional aos fornecedores chineses que estão planejando abrir instalações no México, nem a Tesla prometeu encomendar componentes de fornecedores chineses no exterior.
Em outras palavras, parece que a Tesla está tentando tudo o que pode para manter os principais fornecedores o mais perto possível de sua Gigafactory no México, o que deve resultar em custos mais baixos em geral em comparação com a importação de componentes de diferentes partes do mundo e enviá-los para o México.
Neste ponto, vale ressaltar que não temos como verificar essas informações com a Tesla, já que a empresa não tem uma assessoria de imprensa desde 2020, quando Elon Musk dissolveu todo o departamento de relações públicas.
O que sabemos, no entanto, é que a fabricante de veículos elétricos com sede em Austin construirá uma nova fábrica de carros elétricos em uma localidade perto de Monterrey, no México, onde os EVs de próxima geração e mais acessíveis da empresa serão fabricados.
O local envolverá inicialmente um investimento de cerca de US$ 5 bilhões e aproximadamente 5.000 pessoas, mas, no final, tudo custará cerca de US$ 10 bilhões e cerca de 10.000 empregos terão sido criados para apoiar uma produção de 1 milhão de veículos por ano.
Um relatório anterior disse que a construção da fábrica levaria de 12 a 15 meses para ser concluída, o que seria mais longo do que o que a fábrica de Xangai levou, mas isso se deve à nova linha de montagem que a Tesla está planejando usar para seu veículo elétrico compacto.
Fonte: Late Post (Chinese) via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla